terça-feira, 29 de junho de 2010

Varal Fotográfico

O Campinas PhotoClube está organizando um Varal Fotográfico aqui em Campinas e gostaria da participação de vocês.


Quem pode participar?
Qualquer um que goste de fotografia e queira expor suas fotos.
A idéia é fazer uma exposição de fotos de amantes de fotografia, profissionais ou não.
Se você gosta de fotografar, é bem vindo!


Quando será?
O Varal será realizado dias 21 e 22 de agosto, no Centro de Convivência de Campinas, em homenagem a Hercules Florence (Inventor da fotografia, Joãozinho).

Como será?
A exposição será composta por 144 200 250 300 imagens, dispostas conforme o desenho abaixo:


Vou pagar alguma coisa?
Vai, mas não muito. R$4,00 por foto, com um mínimo de 5 fotos. Sim, dá só R$20,00 por 5 fotos. Isso inclui a ampliação (ou impressão, revelação, como preferir) das suas fotos no formato 20x30cm, um suporte de E.V.A. poli-qualquer-coisa-tipo-PVC preto e um certificado de participação, bem bonitinho, com seu nome e algumas das fotos que você expôs.

O quê o CampinasPhotoClube ganha com isso?
Satisfação e dor de cabeça. Como uma coisa anula a outra, no fim das contas fica no zero a zero. As fotos (e o suporte) são seus, você pagou por eles. Mas você só pode levá-los embora após a exposição (entenda-se após as 15h01 do dia 22/8/2010), ok?


O quê EU ganho com isso?
A satisfação de participar do Varal Fotográfico de Campinas, uma ampliação de qualidade de algumas das fotos que você gosta, minha consideração, alguns amigos que vai fazer durante a exposição e provavelmente alguns elogios.


Uau! Que iniciativa que legal! Quero participar! O que eu faço?

Essa é uma parte importante, então fiz um pequeno FAQ:


1. Como eu faço se tiver alguma dúvida?
Prometa que se tiver qualquer dúvida cuja resposta não esteja aqui, vai expô-la. Por mais simples ou boba que possa parecer. Sempre tem mais gente com a mesma dúvida, embora ninguém acredite nisso. Se achar que a dúvida é muito boba, pergunte-me por e-mail, não há problema.

2. Quais fotos devo te mandar?
Selecione as fotos que você realmente gosta. Qualquer foto é bem vinda, mas tenha bom senso. Mesmo assim, caso alguma foto seja julgada como inadequada, fique tranquilo, você será o primeiro a saber. Primeiro e único. Particularmente, pelo seu e-mail. Ninguém será exposto, o objetivo não é esse. Evite nudez. David Hamilton gera discussões até hoje. Não procure por David Hamilton no Google em horário de expediente, ok?


3. Posso editar minhas fotos?
Trate suas fotos da maneira que quiser. Sei que é quase irresistível, mas tente usar pouco Photoshop, ou similares. A exposição é de fotografia, então valorize seus conhecimentos fotográficos, e não de designer ou maquiador digital. Ajustes básicos de iluminação, brilho, contraste, curvas, correção de WB, recortes são aceitáveis. Montagens não são bem vindas.

Exemplo de foto que não é bem vinda:



4. Editei minhas fotos! E agora?
Terminou de editar? Suas fotos estão lindas?

Jóia! Exporte-as no formato: 20,3x30,5cm, com 300dpi, em JPG. Isso garante que suas fotos não serão cropadas ou fiquem com pouca resolução/quadriculadas. Não se preocupe se a foto ficar com um tamanho grande. Tenho bastante espaço no meu e-mail. Se não der para mandar todas de uma única vez, mande dez e-mails, mas não sacrifique a qualidade das fotos. De qualquer forma, o limite é de 20Mb por e-mail, ok?


5. Robson, posso assinar minhas fotos? Posso usar bordas?
As minhas fotos não terão bordas ou assinaturas. O E.V.A. suporte vai servir de borda ou paspatur se você for chique. Mas as fotos são suas... Mais uma vez, use o bom senso.


6. Como você vai saber quais são as minhas fotos?
Vou receber milhões de fotos e você vai me ajudar a saber quais são as suas. Após exportar as fotos, você vai renomeá-las assim, antes de me mandar:


NOME_SOBRENOME-01-05.jpg
NOME_SOBRENOME-02-
05.jpg
NOME_SOBRENOME-03-
05.jpg
NOME_SOBRENOME-04-
05.jpg
NOME_SOBRENOME-05-
05.jpg


Sem acentos, Ok?

7. Como faço para pagar as impressões?

Deve ser feito um depósito identificado, no valor de (número de fotos)x(R$4,00).

Use como identificador um número que realmente te identifique. Seu CPF tem 11 dígitos. Use os 6 últimos, ou os 6 primeiros, como preferir.


Dados para depósito:
Update: Depósito não é mais aceito.


Me envie um e-mail dizendo o número de fotos que quer postar, que lhe envio uma cobrança via PagSeguro.


8. Para onde eu envio as fotos e o comprovante?
Você deve enviar as fotos, juntamente com o comprovante e/ou o número de identificação para varal () studio50mm.com.br.
Substitua o () por uma arroba.


9. Até quando posso te mandar as fotos?
A data/hora limite para envio das fotos e do comprovante é às 23h59 do dia 1o. de Agosto de 2010.


O que significa que todos têm um mês para me mandar as fotos e 50 (cinquenta) dias para se programar para ir até o Varal. Considere como um passeio fotográfico.


10. Robson, se você receber mais que 144 200 250 300 fotos, como vou saber se minha foto será exposta?
Dessa vez, o critério será a ordem cronológica de envio. Manterei este post atualizado com a quantidade de espaços vagos, para que ninguém deposite dinheiro na minha conta caso não haja mais vagas.


Ainda assim, caso isso ocorra, o cidadão terá seu dinheiro devolvido, depositado na sua conta, ou deverá me informar uma conta para esse fim. Menos o dinheiro do DOC, caso essa tenha sido a forma de transferência.

Caso esgotem as vagas, você será avisado por e-mail, no momento que solicitar a cobrança. :)


11. Caso haja algum problema, a quem devo consultar?
Casos omissos serão avaliados, analisados e julgados pela comissão organizadora, composta por mim. Minha decisão será soberana, com o intuito de não desfavorecer nenhuma das partes.


12. Robson, como vou saber que você realmente vai organizar o Varal e não vai fugir com nosso dinheiro?
É simples. Faça as contas. R$4,00 vezes 144 200 250 300 fotos dá R$1.200,00. Você se daria esse trabalho e se exporia por R$1.200,00? Pois é, nem eu.


É isso! Espero a participação de vocês!

Obrigado,
Robson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário